Depoimentos

Tive oportunidade de realizar duas vezes o Programa de preparação para Aposentadoria coordenado por Cecília Xavier em 2016 e 2017.

Antes do curso eu me encontrava desorientada com a iminência da aposentadoria e com diversas questões a serem resolvidas.

O curso foi muito importante, porque ajudou a me organizar nas seguintes questões:

– Enxergar melhor o meu papel com relação aos familiares e organizar o meu tempo nas tarefas diárias.

– Dar a importância real do meu esforço nestas tarefas: Cuidado com a casa, com a família e comigo mesma.

– Criar um rotina de cuidados com minha mãe (87 anos), meu pai ( 88 anos) e minha sogra (91 anos).

– Coordenar a distribuição de tarefas com meus filhos e marido, irmãos e cunhados.

– Planejar viagens, passeios, festas e confraternizações.

– Planejar o orçamento e a minha contribuição financeira na família.

-Me sentir mais tranquila e confiante no meu retorno momentâneo ao trabalho. (Necessitei retornar por conta de uma promoção anunciada para junho de 2018).

Patrícia Mayrink
Aposentanda Fhemig

O Programa de Preparação para a Aposentadoria da Fhemig – PPA -, contribuiu, de forma incisiva, para o desenvolvimento do meu novo projeto de vida.

Diante dos ensinamentos da terapeuta ocupacional e mestre em Ciências da Reabilitação, Cecília Xavier, senti a necessidade de reinventar um outro estilo de vida, com mais qualidade e prazer.

Criar uma atividade profissional, baseada na minha história de vida, longe do cotidiano da Fhemig era meu maior desafio naquele momento. Então, comecei a pensar em algo que eu pudesse produzir com prazer, utilizando meu tempo da melhor forma possível, associado ao meu conhecimento e à prática do jornalismo, resultado de 35 anos de trabalho na Assessoria de Comunicação Social da Fhemig.

Nessa ocasião, surgiu a oportunidade de viajar para Cuba com meus dois filhos, experiência que eu jamais poderia imaginar. Durante a viagem, fiquei encantada com a arquitetura antiga que contrasta com os coloridos e charmosos automóveis que fazem vibrar as desbotadas ruas de Cuba. Diante desse cenário mágico, associado à simplicidade, a alegria de viver e a receptividade do povo cubano, surgiu a ideia de desenvolver o projeto fotográfico “Pelas ruas de Cuba”. Foi aí que passei a fotografar automóveis antigos por toda a ilha com um olhar mais apurado para a composição, o enquadramento e a perspectiva da paisagem retrô que me conduzia a uma verdadeira viagem ao túnel do tempo.

A emoção e o prazer tomaram conta de mim, e, a cada foto registrada, tinha certeza de que era a eternização daquele momento mágico que eu vivenciava.

Esse trabalho resultou na Exposição Fotográfica itinerante “Pelas ruas de Cuba”, que percorre atualmente vários locais, levando a magia de Cuba para BH.

E assim, descobri que poderia ser feliz e realizada na minha aposentadoria, tendo a fotografia como um instrumento de realização profissional.

Christina Marândola
Jornalista, fotógrafa e aposentada da Fhemig

Na nossa diversidade temperada pela nossa inesperada identidade encontramos algo curioso: uma vontade de nos alimentar das experiências e sensibilidades uns dos outros. Comandados pela (jovem) Cecília.

Cláudio Boechat
Executivo, professor de Sustentabilidade

…Coincidências não existem. Cada pessoa que permitimos entrar em nossas vidas só entra porque se fez necessária a nós. Vocês deste grupo foram meu grande presente de 2018. Muito obrigada por cada momento compartilhado. Que venha 2019 de bons encontros. Gratidão a cada um pela entrega e pelas experiências compartilhadas. Valeu!!!

Ana Paula Montanari
Terapeuta ocupacional

Cada dia me surpreendo me vendo firme em um projeto que jamais pensei em fazer na vida. Obrigada, Cecília, pela oportunidade. Obrigada, meninos, pelo companheirismo e cumplicidade que já se começam a se definir no grupo. Muito aprendizado com os exemplos de todos!

Ângela Garcia
Arquiteta

Cecília Xavier é uma profissional que consegue conciliar grande capacidade técnica com a delicadeza no trato com cada pessoa. 

Estevão Valle
Médico e empreendedor social