E-book Preparação e adaptação para aposentadoria online

Foto do instrutor  (Cecília Xavier )
Instrutor Principal:

Cecília Xavier

Valor Parcelado no cartão:
27,00
Valor à vista:
27,00
Inscreva-se
E-book Preparação e adaptação para aposentadoria

Sobre este curso

Assim como o número de idosos só aumenta no Brasil, a quantidade de aposentados também, tendo crescido 72,1% nos últimos 23 anos (IPEA, 2018).

São milhares de pessoas por ano que passam por essa transição sem se prepararem. A aposentadoria é um ato individual, particular e muito importante na vida adulta e tem características específicas, que geram mudanças importantes. Exige reflexão, responsabilidade e, acima de tudo, planejamento.

Após décadas de dedicação a uma carreira, dormir trabalhador e acordar aposentado não é simples. O crachá da empresa é muito mais do que uma identificação na camisa. É uma função que representa quem você é, incorporada à sua identidade.

O termo aposentadoria significa ir para os aposentos, ficar isolado, mas não é nada disso que os aposentados de hoje querem. Precisamos mudar essa concepção, ainda considerada por muitas pessoas.

É verdade que, antigamente, o tempo da aposentadoria era curto, porque as pessoas viviam menos. Era a lógica do estudar, trabalhar, morrer. Logo, a aposentadoria marcava a proximidade com o fim das atividades e da vida (ILC- Brasil, 2015).

Mas isso mudou. Com o aumento da expectativa de vida, pessoas que se aposentam têm condições de se manterem conectadas em atividades por mais 20 ou 30 anos e isso abre um mundo de possibilidades (Jonsson, 2010). Basta ir, aos poucos, reconstruindo o dia a dia num novo formato, com a mentalidade de quem ainda pode desfrutar muito a vida.

É necessário desengavetar os planos, dar continuidade e maior atenção ao que já fazia ou até descobrir algo completamente novo.

Por exemplo, dedicar mais tempo ao artesanato de que você sempre gostou, voltar a tocar aquele instrumento que passou anos encostado ou começar uma carreira do zero. Tem ainda aquele curso interrompido, que pode ser retomado. Aprender, sempre!

Tempo é o que não poderá faltar para experimentar um novo estilo de vida que pode, inclusive, trazer mais satisfação do que o anterior. Apenas cuidado para não se tornar a pessoa que resolve os problemas de todos e continuar sem tempo para si mesmo.

Um dos grandes desafios dos aposentados é entender que podem. É se darem a oportunidade de. É não pensar em fechamento total da carreira, mas em projetos de vida. É saber que o interessante é continuar aprendendo sempre. E perceber que perdas e limitações existem em todas as fases da vida, sempre exigindo resiliência.

É comum que os sentimentos nesse período sejam bastante misturados: de alegria, conquista, liberdade e, ao mesmo tempo, de saudade, tristeza, medo e perda de direção. A duração do processo de adaptação pode levar de 2 a 3 anos. Se não for possível passar por isso sozinho, busque ajuda profissional.

  Introdução  

  1. Projeto de vida: uma ferramenta para organizar o todo e impulsionar mudanças

 

  1. Saúde

3.1 Física

3.2 Mental

3.3 Cognitiva

 

  1. Como as pessoas – amigos, família e comunidade – influenciam na qualidade da sua aposentadoria?

Prática: Passando o rodo

 

  1. A realidade do trabalho após os 60: o empreendedorismo como alternativa

 

  1. Atividades significativas: compreenda melhor sua vida ocupacional

     Prática: Identificação de papéis ocupacionais – Junia TO ou o curtograma          para o pós-aposentadoria e quadro da rotina atual.

 

  1. Proteção financeira: como poupar e investir após os 60 anos para manter a dignidade?

     Link simulação reserva para o futuro.

 

  1. Conclusão

Para quem é esse curso?

Para pessoas que querem chegar à aposentadoria mais bem preparados, conseguindo iniciar um novo ciclo de vida colocando os planos em prática.

Também para aqueles que já se aposentaram e querem se adaptar melhor às mudanças advindas da aposentadoria.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Especificações

  • Duração 20 horas aproximadamente
  • Acesso ao conteúdo Vitalício, mas pra isso você precisa baixá-lo. De preferência, imprimi-lo.

Certificado

Por ser um e-book, não possui certificado.

Você também pode gostar...